Páginas

Banalizou!


Eu decidi que queria ser jornalista aos 11 anos de idade. Sempre gostei de criar estórias,mas percebi que não daria uma boa escritora pois me canso muito rápido. Porém,adoro escrever, sou curiosa e me divertia produzindo minhas próprias "revistas". Pesquisei mais sobre a profissão e apesar de sempre saber da exploração à qual a maioria é submetida, permaneci irredutível.

Ao entrar no ensino médio, minha família começou a fazer pressão para que eu prestasse vestibular para Direito. Respondia com um "me deixem fazer jornalismo. Se eu não gostar,eu mudo!". A discussão foi tão grande que pensei até em cursar Publicidade e Propaganda! Mas acabei passando no que eu queria,mesmo.


Adorei a universidade. Me identifiquei demais. Claro que era um trabalho atrás do outro,mas no final era divertido. Emocionante!


Porém, agora, o Supremo Tribunal Federal decide que o diploma de jornalismo não é mais necessário para o exercício da profissão. Como assim, não precisa?!? qualquer um pode dar notícias?!? Se alguns já falam besteiras quando formados, imagine os que não são!



















E não parou por aí. Um dos ministros chegou a afirmar - atenção - que NÃO PRECISA DE TÉCNICA PARA ESCREVER. Chega a ser uma afronta!! Então eu posso dizer o que eu bem entendo, do jeito que eu bem entendo, sem me preocupar?!? E o meu compromisso com quem vai receber isso?!? Quer dizer que o muito que eu já aprendi ainda no PRIMEIRO semestre de faculdade, abrindo meus olhos para muita coisa, não serve para NADA?!?


Ora, façam-me o favor! Um psicólogo, um professor, um médico, não escrevem como um jornalista. Precisa SIM ter técnica. Precisa saber organizar os fatos, entrelaçar as idéias, investigar,narrar, perguntar, aprender, editar, construir um texto harmonioso. Precisa ter resistência para encarar as adversidades que só a nossa (querida) profissão possui. Precisa ter VOCAÇÃO.


Jornalismo não é apenas "jornalismo". É comunicação social. Temos um compromisso com a população. Nós contribuímos com sua educação e formação crítica. Revelamos o que os outros tentam encobrir.


Quem sai perdendo com essa história nem somos nós. É o povo. Que vai ficar cada vez mais alienado, que vai ser INUNDADO de matérias superficiais e equivocadas; apoiadas por quem se fantasia de um discurso de "viva a liberdade de expressão!" coberto de hipocrisia e,por que não, censura.














A ANJ já disse que as grandes empresas ainda vão prefirir quem é graduado. O que é ÓTIMO de se saber no meio de tanto burburinho. Pelo menos AINDA existe quem se interesse em acreditar na qualidade do que se é produzido. E quanto a mim, eu não vou desistir. Mesmo frustrada, não vou ceder à um caprichozinho do governo. E que jornalista que não é teimoso, não é?

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails