Páginas

E no final...


Você já deve ter ouvido falar na turritopsis dohrnii. Esse animalzinho _ consegue fazer algo inédito: voltar de medusa para larva. Para quem já esqueceu das aulas de biologia,aqui vai uma mãozinha: as águas-vivas possuem três fases de vida: larva, pólipo e medusa; e morrem após a reprodução,que demora mais ou menos seis meses para acontecer. Mas a turritopsis não: suas células regridem à la Benjamin Button sempre que ela "percebe" que está chegando ao fim da linha. Retorna ao começo de tudo. "Nasce" de novo.
Os cientistas ficaram fascinados, e por que não,esperançosos. Se for desvendado o mecanismo dessas células, poderá ser possível reverter o câncer. Mas não apenas isso - com mais estudos, quem sabe não será descoberta uma maneira de vivermos para sempre!
Congelar cadáveres será coisa do passado. A moda entre os milionários será pagar para ter as células iguais à da turritopsis dohrnii!
E até que seria divertido: nasceríamos, cresceríamos, e,se não gostássemos do que estivéssemos fazendo... Simples: bastaria regredir e viver tudo de novo. Aprenderíamos com nossos erros. Faríamos escolhas com direito a arrependimentos. Morte? Só de causa não natural. "Se nada der certo,viro hippie"!
Já imaginou uma sociedade com pessoas que já viveram cinco vezes?? As conversas seriam: "ei, em que vida vocês está?", "ah, eu já fui engenheiro, mas não gostei e agora me tornei professor!". A felicidade estaria a um passo.
Mas será que estaríamos preparados para isso? Se fosse mesmo descoberta a "fonte da juventude", apenas a elite teria acesso a ela. O mundo ficaria dividido entre os "mortais" e os "imortais", que logo comandariam tudo. E que graça tem ser eterno, se é só VOCÊ? Viver tanto se tornaria entediante... E triste,também.
Afinal, vale lembrar que logo o preço das células despencaria. E TODO MUNDO poderia comprá-la. Inclusive bandidos. Inclusive pobres famintos. Será que seria justo uma criança miserável rejuvenescer eternamente??
Sabe o que aconteceria? Com o passar do tempo, começariam a desistir. As gerações futuras não veriam mais graça em fazer tudo de novo. E logo haveria suicídios em massa mundo afora. Ficaríamos até meio parecidos com a água-viva: regrediríamos.
Pelo menos eu prefiro saber que vou morrer um dia. Me apavora ficar aqui para sempre; afinal, tudo o que é demais enjoa. Mas ainda é cedo para pensar nisso. Só tenho 18 anos. Uma - única - vida inteira pela frente.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails