E o cantor que sempre causou polêmica foi alvo de notícias mais uma vez. Só que agora, devido à sua morte...
Há duas semanas o mundo é bombardeado de coisas sobre o Rei do Pop. A imprensa,que sempre crucificou o astro,agora o endeusa, faz matérias especiais e passa entrevistas antigas. A revista Rolling Stone praticamente refez uma edição inteira para falar de Michael Jackson! Até quem não era fã agora baixa as músicas e sentiu vontade de ir até Los Angeles assistir ao Memorial. Houve até uma moça daqui da minha cidade que ganhou o ingresso e não pôde comparecer porque não tinha passaporte (fala sério!)!
Em todas as rodinhas, em todos os lugares, só se fala nele. Inclusive eu. Inclusive VOCÊ. E foi especialmente isto o que mais chamou a minha atenção.
Quando houve o atentado às torres gêmeas,eu tinha 10 anos e estava feliz da vida por poder assistir desenhos em plena terça-feira ao invés de ir para aula! Mas, de repente, a programação foi interrompida por um plantão.
Um avião havia se chocado contra um prédio nos EUA. Ah,não! E o desenho?!? Ficou a manhã inteira naquilo. Primeiro uma torre, e depois a outra. Os próximos dias lembram um pouco o que está acontecendo agora: jornais com uma enxurrada de notícias,centenas de boatos,pessoas tristes,pessoas desesperadas,pessoas confusas. Todas as conversas centradas naquele mesmo tema. Igualzinho. Exceto por um detalhe.
Quem eu via comentando o 11/9 eram pessoas meio que "próximas" de mim. Minha família,meus colegas,conhecidos. No máximo um gringo aqui e outro ali,mas isso era na TV. Anos depois eu ainda conheci gente que também teve suas histórias - inclusive a minha banda preferida só existe graças ao atentado. Só que ainda assim eu tenho uma certa afinidade com eles.
O que eu vi na terça-feira foi inédito para mim. Eu assisti o funeral do Michael Jackson pela TV como muitos outros aqui. Eu estava online no twitter. O cantor liderava os trending topics. E quando eu cliquei... Gente do MUNDO INTEIRO falando dele! Em inglês,em alemão,em espanhol... Celebridades choravam. Fãs se despediam. Jornalistas divulgavam as últimas novidades. Havia de tudo: gente zombando,gente trabalhando e assistindo,gente dizendo que não veria porque nem gostava do astro... Tudo isso simultaneamente, tudo isso ao vivo!
Aquilo foi assustador para mim. Imagine o que é saber que milhões de pessoas de todos os cantos da Terra estão fazendo a mesma coisa que você!?! Não é que nem sair de casa e se deparar com o seu vizinho vendo o Michael Jackson sendo homenageado. É você clicar e ler a mensagem de um europeu assistindo ao funeral de dentro do estádio. É INDESCRITÍVEL. Eu vi meus ídolos assistindo a mesma coisa do que eu!! Pode parecer óbvio por se tratar de internet e twitter, mas essa é uma coisa da qual EU nunca irei esquecer.
Aliás, ninguém irá. Talvez nunca mais exista alguém capaz de mexer tanto com o planeta. Mesmo que estivesse vivo,o astro seria manchete devido à sua turnê grandiosa. E morto,ele conseguiu um feito: durante um dia inteiro,todos esqueceram as diferenças e saudaram aquele homem,aquele menino, que tanto sofreu nas mãos do pai e da mídia mas mesmo assim jamais deixou de sonhar como uma criança. E que talvez justamente por isso ele tenha percebido mais do que ninguém que dinheiro algum traz felicidade se você não sabe nem valorizar quem está ao seu lado!
Michael Jackson lutou a vida inteira por um lugar melhor. E sempre soube que não conseguiria sozinho. Mas,ao morrer,fez o mundo inteiro parar para prestar atenção no que dizia sua música. Não é qualquer um que consegue algo dessa magnitude. Só um Rei. Descanse em paz,Michael. Finalmente.
.Txia. já imitou o Moonwalk.